top of page

Neuropatia Pós Quimioterapia


Dormência e dor nas mãos pós quimioterapia
Dormência e dor nas mãos pós quimioterapia

A quimioterapia pode causar, em algumas pessoas, danos nos nervos periféricos e, consequentemente, sintomas como dormência e dor em pés e mãos.

O paciente pode além dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, sofrer dor nas mãos, com alterações na sensibilidade e na temperatura.

Essa alteração é o que chamamos Neuropatia Pós Quimioterapia e apesar de incômoda, raramente acarreta a perda da função motora.⠀

A boa notícia é que essa complicação consequente da quimioterapia tem tratamento. Dependendo da gravidade e o tipo de acometimento, pode ser tratada com medicamentos e, em casos específicos, através de microcirurgia para descompressão dos nervos. Esse procedimento pode ser realizado por um médico especialista em nervos periféricos.⠀

Talvez vocês me perguntem se não teria como prevenir esse sofrimento antes de começar a quimioterapia. Gostaria muito que pudesse, no entanto nem todas as pessoas que fazem quimioterapia têm essa reação. Muito vai depender do tipo de droga utilizada no tratamento. Os quimioterápicos mais associados a neuropatia periférica são: cisplatina, carboplatina e oxaliplatina, vincristina, vimblastina, vinorelbina, bortezomibe, paclitaxel, docetaxel, cabazitaxel.



204 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page